“A dualidade do perdão”


“A dualidade do perdão”
.
Sabe, de diversas formas o perdão demostra o quão bondosos podemos ser, visto como um gesto de generosidade, perdoar é transcender os atos ou gestos que outra pessoa teve sobre você cujo seu impacto de dor depende tanto da pessoa em questão quanto o ato ou gesto errôneo que tal pessoa fez, mas ao contrário que muitos pensam perdoar não é esquecer, esquecer as ações de outras pessoas sobre nós é amnésia, perdoar é aceitar que o que a pessoa fez está no passado, está arrependida e que que não fará de novo no futuro.
No entanto este gesto generoso e altruísta poderá ter uma contraparte oculta, afinal tudo na vida é uma dualidade, e é sobre esta dualidade que falaremos hoje.
.
Quanto mais importante for uma pessoa para nós maior os seus erros por mais ínfimos que sejam nos causarão dor, mas o coração tem funcionamento próprio e com o tempo ele vai desenvolvendo o seu próprio mecanismo para a dor e para o impacto que tal pessoa errante tem sobre nós.
Nossas ações sobre outras pessoas ao nosso redor moldam o comportamento destas mesmas pessoas sobre nós, e depois de algum tempo errando você vai sentindo que a outra pessoa vai se tornando mais fria e calculista a cada erro que cometes (isso no teu ponto de vista) isso faz você se perguntar sobre o que está acontecendo, e nós “T&R” lhe explicaremos de modo básico para esclarecer:
.
A dualidade do perdão
Falando de modo direito, a verdade é que no ponto de vista de quem perdoa quanto mais (+) você erra com uma pessoa por mais que ela te perdoe menos (-) esta pessoa confia em ti, e quanto menor for a confiança dela sobre você menor será a importância que você terá na vida dela, e isso faz com que sua ligação cai num efeito dominó, ao passo que no ponto de vista de quem é perdoado quanto mais (+) uma pessoa perdoa suas ações (+) você confia nesta pessoa, e quanto maior for o teu nível de confiança sobre esta pessoa maior será a importância que tu atribuis, e isso faz com que sua ligação cresça cada vez mais.
Exemplo:
1º Erro - Nível de importância e confiança de quem erra: 10%, nível de importância e confiança de quem perdoa: 100%
2º Erro - Nível de importância e confiança de quem erra: 25%, nível de importância e confiança de quem perdoa: 75%
3º Erro - Nível de importância e confiança de quem erra: 50%, nível de importância e confiança de quem perdoa: 50%
4º Erro - Nível de importância e confiança de quem erra: 75%, nível de importância e confiança de quem perdoa: 25%
5º Erro - Nível de importância e confiança de quem erra: 10%, nível de importância e confiança de quem perdoa: 100%
.
Por isso devemos ter muito cuidado com nossas ações sobre outras pessoas pois assim conseguiremos salvaguardar o que temos, e dito isso de um modo geral, quer seja com os nossos pais, irmãos, namorado(a) ou marido(mulher).
.
Conselhos:
So porque ninguém é perfeito não quer dizer que não possamos evitar certos erros, se concentre em fazer o que é certo porque é certo, dessa forma você cometerá menos erros.
Aprenda a perdoar, aceitando que errar é humano, mas faça isso de coração e nunca por obrigação, caso contrário o seu perdão não será verdadeiro.
Aquele que guarda rancor de outra pessoa sempre ficará preso aos acontecimentos passados e por isso nunca será verdadeiramente livre, transcenda o que aconteceu no passado, perdoes aquele que te fez mal no passado e dê a ele a oportunidade de fazer melhor no futuro.
Não abuse da bondade de quem te quer ver bem, o perdão so tem algum valor para aquele que conhece seu valor, tenha em mente que cada perdão que você recebe é um voto de confiança e uma nova oportunidade, se esforce em fazer melhor e não desperdice isto. Obrigado...

Enviar um comentário

0 Comentários