AS 6 FASES DO AMOR


"AS 6 FASES DO AMOR"

.

O amor é uma das forças/vibrações que compõe o universo, na verdade é a maior, essa gigantesca força de vários modos e tipos diferentes como por exemplo: Amor fraternal, amor existencial, amor romântico, amor universal e etc…

Mas hoje falaremos um pouquinho sobre o amor romântico, e, eu vou começar dizendo o seguinte: O amor romântico é construído, não é algo que simplesmente existe (como a maioria pensa), o amor romântico e construído faseadamente, e no total são seis (6) fases que o constituem e falaremos de modo simplificado sobre cada uma delas.

.

1° - PRIMEIRO CONTACTO

Também conhecido como "Start Up" é o momento em que você conhece a pessoa e a partir deste nasce um sentimento de afeto e interesse pela pessoa. Att: Alguns chamam de amor a primeira vista, mas nada é do que o sentimento atração em grande escala, (tema para outra publicação).

.

2° - FLERTE/CONQUISTA

O flerte ou conquista é a fase em vocês estabelecem contacto com frequência afim de avaliarem-se um ao outro e darem-se motivos para construía um possível relacionamento.

.

3° - PAIXÃO

Para alguns considerado a melhor fase, a paixão é a fase em que a ilusão toma conta do casal o momento em que você vive o pensamento de "Sem você eu não vivo" e que aparentemente o amor está em alta, as demostrações de afeto são os maiores sinais dessa fase (Tudo muito lindo).

.

4° - FRUSTRAÇÃO/DECEPÇÃO

Este é o ponto de virada dos relacionamentos, este é o momento em que as máscaras caem e você dececiona porque você vê a pessoa como ela realmente é e não você gostaria ou pensava que fosse, você percebe que maior parte do que você via/pensava era uma mascara, uma ilusão e isso frustra te frusta.

Att: Maioritariamente os relacionamentos terminam aqui.

.

5° - ADAPTAÇÃO/RECONCILIAÇÃO

Nesta fase percebe que o seu parceiro, o que antes era visto como Super-Homem ou Mulher-Maravilha são pessoas normais perfeitamente imperfeitas compostas por virtudes e defeitos e decide aceita-lo de igual modo reconstruir o vosso Imperio antes destruído.

.

6° - ESTABILIDADE/PLENITUDE

Nesta fase você passa a ver o seu parceiro ou sua parceira como parte de ti, ao olhar para ele o pensamento de namorada ou namorado perde o peso que ela/representa na tua vida e é substituído pelo pensamento de Mulher/Marido e você percebe que vocês dentro da plenitude existente que vocês não sentem amor, vocês são o amor...



1° Fase: "PRIMEIRO CONTACTO"

Tudo tem sua origem, seu ponto de partida, seu genesis, e o primeiro contacto ou Start-Up é o ponto de nascimento do amor romântico, quando se falamos do "primeiro contacto" não estamos falando do momento em que vocês se olharam pela primeira vez, mas sim na primeira vez que olharam um para o outro e sentiram algo, pela primeira vez que o sentimento de atração se manifestou pela primeira vez, é isso que chamamos de Primeiro Contacto, e ele pode aparecer de vários modos, desde o mais sutil ao mais invasivo, mas independente da sua aparição fraca ou forte ela não deixa de ser atração.

.

- Níveis de atração:

Não se fala de primeiro contacto sem falar de atração ja que o primeiro contacto nada mais é do que a manifestação da atração por outra pessoa, e esta atração tem três (3) níveis que são:

.

1° Atração Básica.

Chamamos de atração básica aquela que aparece de modo sutil, difícil de perceber, em que a gente sente e sabe, mas sua força de impacto é leve e por isso não interfere muito nas nossas acções.

.

2° Atração Mediana.

Chamamos de atração mediana aquela que aparece de um modo não tão sutil em que desde o primeiro instante que ela aparece nos leva magneticamente para a pessoa a quem estamos atraídos, sua força de impacto é média e o desejo de estar com a pessoa em questão toma conta de nós e por isso interfere medianamente nas nossas acções.

.

3° Atração Avançada.

Também confundido por muitos por "AMOR A PRIMEIRA VISTA" chamamos de atração avançada aquela que se apresenta em grande escala e desde o primeiro instante toma conta de nós, nossos pensamentos e fazendo com que nossas defesas se quebrem so com olhar ou ouvir a voz da pessoa em questão, sua força de impacto é gigantesca e interfere 99,9% das nossas acções.



Fase 2° - FLERTE/CONQUISTA

Após o primeiro contacto, após a atração ter se mostrado é chegada a hora de uma nova fase, de um novo passo, a conquista, sedução ou flerte é a fase em que você cria conexões e sutilmente em forma de gestos e ações você da motivos para estar com o seu alvo e vice-versa, nesta altura você da enfase aos teus pontos positivos e virtudes e enfatiza cada aspeto da existência dela/dele que te atrai.

No entanto a sedução pode ser feita de três (3) formas que são:

.

1° - Sedução Direta.

Como o próprio nome diz, a sedução direita é aquela em que você demostra desde o primeiro instante quais são suas reais intenções...

.

2° - Sedução Indireta.

A sedução indireta é aquela em que sua demostração aparece de modo mais sutil...

.

3° - Sedução Neutra.

A sedução neutra é como se fosse um meio termo, é aquela em que sua demostração não o é sutil, mas também não é um jogo completamente aberto...

.

Cada uma destas três (3) formas funcionam em seus próprios termos e não existe um caminho exato para o sucesso. A sedução ou conquista também aparece de dois modos diferentes que são:

.

Sedução Unilateral.

Sedução unilateral é aquela em que apenas um dos lados desenvolveu a atração e precisa despertar o outro lado...

.

Sedução Bilateral.

Sedução bilateral é aquela em que os dois lados já desenvolveram a atração e se encontram em modo de analise de ações e comportamentos e no processo uma serie de "jogos de sedução" é feita para aumentar a intimidade do casal, a esse processo é chamado de flerte.



Fase 3° - PAIXÃO

Bom, esta é a fase em que muitos acreditam ser a mais bonita, esta é a fase em que ficamos cegos pela ilusão de perfeição criada por mascaras dos dois lados, nesta fase os níveis de entrega ultrapassam os normais e cada simples gesto de um é visto como grande feito de outro e o pensamento de Super-homem e Mulher-maravilha é o predominante na nossa mente. Nesta fase o casal se sente como se estivesse num conto de fadas da Disney, cada gesto, cada ação, cada decisão serve apenas para cativar, seduzir e alimentar o fogo da paixão do outro lado, e esta é a fase mais confundida com amor e a paixão subdivide-se por:

.

1° - Paixão Base

Paixão base é aquela que tem pouco impacto sobre o casal, nível de entrega básico e a ilusão de relacionamento perfeito é quase inexistente, porem as o casal busca construir um futuro juntos.

.

2° - Paixão Mediana

Paixão intermediaria é aquela em que é mariano o seu impacto, ou seja, não é tão fraco que se torna impercetível, mas também não é tão forte que se torna obsessiva, é aquela em que o nível de entrega não supera a razão, em que a ilusão toma conta as vezes, mas não o suficiente para o cegar e a transparência entre si fornece forças para caminhar para o futuro.

.

3° - Paixão Obsessiva.

Considerada a paixão perigosa, a paixão obsessiva é aquela em que a paixão supera completamente a razão, aquela em que a paixão cega completamente a pessoa em questão e toma conta de cada acção, gesto e até pensamento da pessoa em questão, fazendo com que a pessoa veja apenas a pureza e a perfeição do outro lado, com o sentimento de Relacionamento perfeito e o homem, ou a mulher mais incrível do mundo, o que pode complicar muito na construção do futuro...

.

Obs: A paixão obsessiva é considerada uma doença e faz com que as pessoas vêm coisas onde não tem e faz com que as pessoas desenvolvam comportamentos possessivos, por isso tenha cuidado e esteja atentos.



Fase 4 - FRUSTRAÇÃO/DECEÇÃO

Chegamos ao ponto de virada e para a maioria a pior fase do amor, porem, os mais astutos a consideram maior e a mais importante pois sua superação trará maior segurança do que você pode imaginar, mas sem mais voltas vamos a explicação do que acontece nesta fase.

É chamada da fase da deceção ou frustração porque é a fase em que as máscaras caem, em que a ilusão de parceiro perfeito acaba, a paixão se acaba de faz com que você veja as coisas mais claras, faz com que você olhe para o seu parceiro e veja ele como ele é de verdade sem mascaras, sem mentiras, como um ser com virtudes e defeitos, e não o super-homem ou a mulher maravilha que você sempre imaginou, e isso traz uma frustração gigante porque você percebe que tudo o que você sempre viu foi uma ilusão criada pela paixão, você se dececiona com a dor da verdade dura. Mas não desanima, pois, todo o relacionamento passa por isso, pois o que você vai fazer depois disso é que vai definir o seu nível de maturidade e o futuro do seu relacionamento.

.

Obs: Sabe 90% dos relacionamentos terminam nesta fase e so 30% deles se reconciliam com objetivo de reconstrução, por isso se estiver nesta fase preste bem atenção e tenha a certeza de cada decisão que você vai tomar face a isso.



Fase 5 - ADAPTAÇÃO/RECONCILIAÇÃO

Há um ditado que diz o seguinte: "Para se construir um mundo novo devemos destruir o velho" e toda a filosofia desta fase se baseia nisto.

Depois de passares pela frustração de conhecer a verdade dura sobre o seu parceiro você entende que todo relacionamento em sua fase inicial tem suas máscaras e na verdade não é culpa de ninguém, e daí você começa a perceber que mesmo depois de todas as máscaras terem caído e as ilusões terem acabado você ainda quer estar com aquela pessoa, reconstruir algo mais sólido, mais pleno e verdadeiro, você percebe que terminar ao conhecer o verdadeiro EU do seu parceiro é ingenuidade e pela primeira vez você começa a admira-lo pelo que ele realmente é, e não pela ilusão criada por nós, e você entende que o melhor é se adaptar e reconstruir o relacionamento rumo a algo maior.

Sabe, 70% dos relacionamentos mundiais não chegam a essa fase e se perdem, alguns pelo orgulho de "Eu não vou voltar" alguns pela falta de maturidade ou pelo medo de falhar, mas por favor entenda, estar em um relacionamento arriscar, se entregar sem medo, não estou a dizer que relacionamentos nunca acabam e nunca magoam porque isso é mentira, mas talvez a pessoa a quem você não se dedica a 100% pelo medo seja a pessoa que vai passar o resto da vida contigo, por isso não tente, faça.

.

E por outro caso seu relacionamento termine alguma vez pergunte a você mesmo o que levou ao fim, e se não for nenhum motivo egoísta ou traição tenha a certeza que não vale a pela reconstruir antes de partir para outra.



Fase Final (6) - ESTABILIDADE/PLENITUDE.

Sabe, chegamos a fase final, que é a estabilidade e a plenitude, mas para entenderes a importância desta fase para o seu relacionamento vamos fazer uma breve recapitulação.

Perceba que na "1° Fase - Primeiro Contacto" você se sentiu nascer a atração pela outra pessoa, na "2° Fase - Flerte" você seduziu, conquistou e mostrou para a outra pessoa que e porquê você merece estar com ela/e, na "3° Fase - Paixão" você enxergou nela/e a perfeição em pessoa, e você achou que amava, sem ele/a você não vivia e que ele/a era o TOP do mundo, na "4° Fase - Frustração/Deceção" você percebeu que tudo o que você pensou foi uma ilusão, que tudo o que você via daquela pessoa era só fruto da paixão cega que você sentia por ele/a, e você se sentiu traído/a frustrado/a e provavelmente você terminou com ela, já na "5° Fase - Adaptação/Reconciliação" você entendeu a diferença entre perfeição e completude e que você não precisa de alguém perfeita, mas sim alguém completo e que ser completo é ter virtudes e defeitos e você deve aceitar isso vindo de quem você quer para a sua vida, e agora chegamos a "6° Fase - Estabilidade/Plenitude", sabe, cada fase, cada situação da tua vida dentro do seu relacionamento lhe trouxe para este exato momento, e, depois de você passar por tudo isso você vai perceber que vocês já não mais as mesmas pessoas, você passa a ver o seu parceiro/a como parte de ti, você olha para ele e não vê mais o seu namorado/a mas sim, seu Marido/Mulher, e os problemas no relacionamento vão diminuindo exponencialmente dando espaço a algo mais estável e plenitude, seu parceiro se torna uma extensão de você, e nos olhos dele você encontra a imagem dos seus futuros filhos e nesta fase você percebe que vocês não estão se amando, vocês são o amor, pois tudo pelo qual passaram foi um processo de transformação para te tornar mais digno um do outro, para vos tornar "O AMOR"...

Enviar um comentário

0 Comentários