“Como lidar com o medo”


“Como lidar com o medo”
.
O medo não é um tema novo por aqui, isso porque já falarmos sobre eles diversas vezes, no entanto, por mais que tenhamos falado sobre ele nunca ensinamos como lidar com ele, e é sobre isso que falaremos hoje.
Na matéria com o tema “Medo – A Raiz de todos os males” aprendemos que as coisas não são para serem temidas, mas sim compreendidas, o que ficou meio vago porque o medo é algo que está enraizado em nós, faz parte de nós desde o momento em que nascemos e está presente em todos os seres vivos, e neste ponto a princípio pode te confundir um pouco, visto que estamos a falar em lidar com algo que simplesmente faz parte de nós, mas sem muitos rodeios vamos ao ponto.
.
Como lidar com o medo?
R: A gente sabe que o medo é uma resposta involuntária do nosso cérebro, e temos em mente que o oposto disso é a coragem, mas estão errados aqueles que pensam que coragem é ausência do medo, pois é algo muito mais profundo e vamos explicar agora:
O medo é uma emoção que faz parte do instinto de sobrevivência assim como a noradrenalina e outros, ele é uma resposta involuntária do nosso cérebro face algo que pode ser perigoso ou nocivo para nós, porem o medo em suas diversas formas de aparição não devem ser o motivo para que você deixe de fazer algo, toda vez que o medo aparece sobre alguma coisa, seja lá o que for, desde pular de um prédio, enfrentar um leão ou ate mesmo deixar o amor da sua vida, o medo aparece com uma simples coisa para lhe dizer, e esta coisa é: CUIDADO, e está é a única função do medo, lhe alertar sobre o quão perigosas são as suas ações e o que você vai fazer face a este sinal de perigo é uma escolha sua, mas a melhor maneira de lidar com isso, ou seja, com o medo é absorve-lo e encarar simplesmente como ele é “Um sinal de perigo” pois quando você o encara desta maneira e toda vez que ele aparecer você entende-lo ele simplesmente vai embora, caso contrário ele tomará conta das suas ações e consequentemente sua vida. Ex:
1 – Ninguém em sã consciência enfrentaria um Leão, pois ele seria consumido pelo medo, isso porque ele poderá com certeza perder a vida, neste caso o medo aparece como um lembrete sutil de que esta ação é um risco a própria vida.
2 – O ciúme maioritariamente é uma consequência do medo de perder o seu parceiro, este medo aparece como um lembrete sutil de que a perda deste homem ou esta mulher na sua vida com certeza lhe trará consequências, então como mecanismo de defesa desenvolve o ciúme.
.
Como pudemos ver acima que o medo simplesmente aparece como lembrete de que algo é perigo, e a melhor maneira de lidar com isso é absorvendo e entendendo seu significado.
.
Conselhos
Toda vez que sentir medo de algo e não conseguir entender o porque esta sentindo medo, pare, respire fundo e procure entender o porquê deste medo, depois disso faça algo a respeito.
O controle do medo só existe quando há perceção do mesmo por isso aprenda a ouvir os sinais sutis do medo e controle-o
A desistência por medo só deve existir quando e se você reconhecer que determinada ação é demasiado perigosa para a sua alçada.
A coragem nunca deve estar atrelada a prepotência pois sem o bom senso como base da sua coragem então é apenas rebeldia. Obrigado…

Enviar um comentário

0 Comentários